
Pesquisa
Pensando sobre a cultura da prevenção, foi feita uma pesquisa para coleta de dados relacionados a aprendizagem, cidadania e prevenção do covid-19. O projeto obteve um número significativo de participantes, dentre eles; professores, alunos, funcionários da rede pública e comunidade local de Rocha Leão e Serra de Macaé (RJ). E o projeto disponibilizou para os visitantes visualizarem, dois dos formulários utilizados para alunos e professores.
Dados Gráficos
Comunidade Escolar
Rocha Leão
Formato PDF
Dados Gráficos
Comunidade Escolar
Serra de Macaé
Formato PDF
Vamos pensar o nosso momento?
As perguntas e repostas a seguir, foram obtidas a partir dos formulários disponibilizados para os membros das comunidades escolares. Os relatos que mais se destacaram mostrando certa representatividade ao momento e as outras respostas. Foram elencados para reflexão e respondendo de modo geral, as perguntas sugeridas pelo projeto. Confira:
NOTA: Na preservação da identidade de nossos participantes, limitamos alguns dados ao expor as respostas.
"Em primeiro lugar devemos entender que escola, aluno e família devem seguir juntos. E se as escolas conseguirem lutar pelo auxilio digital para os alunos e resolver o acesso digital. As aulas online podem ser ampliadas aos familiares."
Professor, sobre: O que mudou ou pôde se observar na relação: professor x aluno x família em consequência do isolamento social?
"Nosso SUS, já enfrentava diversos entraves para garantir um atendimento de qualidade para a população. A pandemia só veio reforçar ainda mais as desigualdades sociais. Destacou um sistema de saúde precário e um governo omisso, que não atende as necessidades do povo. Precisamos de políticas públicas na área de saúde e recursos para que a população possa realmente ter um serviço humanizado e de qualidade."
Professora, sobre: Qual a sua percepção na atualidade do Sistema Público de Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS)?
"Está sendo um momento muito difícil. Mas, que tudo isso vai passar e em breve estaremos todos imunizados e poderemos abraçar quem amamos. E que neste momento, a maior demonstração de amor é protegermos uns aos outros!"
Membro da Comunidade Escolar, sobre: Por fim, colabore com uma citação otimista para este momento histórico da humanidade:
"A mudança. Tivemos que nos reinventar de forma repentina, sem preparação e sem aviso. Tanto na vida pessoal, quanto profissional."
Professora, sobre: Como professor e cidadão, quais dificuldades foram encontradas desde Março de 2020 a atualidade (avanço do corona vírus)?
"Temos que sempre almejar algo positivo. E tirar dos acontecimentos bons e ruins, algo para o nosso crescimento. Que neste retorno, possamos nos tornarmos seres humanos melhores."
Professora, sobre: Qual a sua perspectiva para o retorno de uma "vida normal" pós Covid-19?
"Todos os brasileiros. independente de condição social, cor, etnia ou religião. Possuem direitos e deveres. Portanto, o cidadão, para exercer sua cidadania plena, precisa conhecer e ter consciência da importância ao praticar seus direitos (exigindo-os e usufruindo-os) e deveres (exercendo-os). Em resumo, o cidadão exerce a cidadania quando cumpre seus deveres consciente e sem interrupções com o estado e a sociedade, e usufrui de seus direitos igualmente."
Familiar de Aluno, sobre: O que você entende sobre: direitos e deveres do cidadão?
"Vejo sem tantas polêmicas. Considero o celular muito importante para a comunicação. E quando não tínhamos pandemia, a comunicação era direta. Talvez devêssemos repensar na questão do celular trazendo-o para o nosso lado no pós-pandemia. Porém, acredito que o principal problema da questão do celular, não é ele em si, mas a educação do aluno em utilizar para o propósito do momento. Ou seja, ter disciplina pra utilizar, sem desviar o foco."
Professor, sobre: Certo tempo atrás, o uso de celular em sala de aula era uma temática polêmica. Atualmente, foi necessário adaptá-lo para fora da sala de aula, a uma realidade de ensino através das novas tecnologias. Logo, você professor, como vê isso?
"Importância do SUS no Brasil, é a assistência médica a todos os tipos de pessoas. E é um benefício público, ou seja, não pagamos para sermos atendidos."
Aluna de 11 anos, sobre: Fale a respeito da importância do SUS no Brasil e para sua família:
"Com ele temos acesso às coisas gratuitamente, facilita muito a vida de quem não tem condições de pagar pra fazer uma cirurgia, dentre outras coisas. O SUS é muito importante para todos!"
Aluna de 13 anos, sobre: Fale a respeito da importância do SUS no Brasil e para sua família:
O que os alunos pensam sobre o SUS?
No formulário disponibilizado aos alunos, apenas uma questão era discursiva, temendo o risco de desgastar ao longo do processo de preenchimento das perguntas. A qual deveria ser minimamente escrita, foi a final como conclusão, que inicialmente (com auxilio de um vídeo lúdico) introduzia a importância do SUS e alguns de seus princípios. Para que em seguida, os alunos falassem um pouco, sobre o que eles entendiam sobre. E duas das citações a cima, representam bem a perspectiva para os estudantes; que o SUS é gratuito, um beneficio, deve e é para todos. Além da compreensão que o SUS deve ser melhorado.
Observações Gerais sobre os Dados da Pesquisa
As conclusões foram pontuais, no que o projeto pôde constatar na analise das respostas, obtidas através dos formulários disponibilizados para as comunidades escolares, que foram preenchidos por; educadores, alunos, agentes escolares e familiares.
Evidenciando às seguintes observações:
• Muitos só passaram a se precaver após fechamento das escolas,
adoecimento e ou perda de pessoa conhecida.
• A cultura de prevenção em massa foi falha.
• A maioria diz usar máscara, mas não afirma o uso diário
de outras prevenções.
• Professores, educadores e alunos em grande escala
não possuíam conhecimento com as tecnologias
e ou não possuem ferramentas adequadas necessárias
para o ensino remoto.
• Famílias com maior número de pessoas
registraram mais casos da doença.
• A maioria dos alunos
desejam a volta às aulas
presenciais.
• O processo de ensino e aprendizagem
obteve um déficit considerado.
• A maioria dos professores queixam-se do desgaste
pelo excesso dobrado de trabalho
ao cumprir o planejamento online.
• Houve unanimidade em relação a tomar a vacina
quando estiver disponível.
Sendo assim, a temática da diversidade plural e individual de cada núcleo familiar participante da comunidade escolar, principalmente as observadas com a pesquisa do projeto. Evidenciando, questões no processo de aprendizagem, que está acontecendo para uns, para outros, se torna um grande desafio a ser atravessado.